sábado, 16 de março de 2013

RUE DE RIVOLI


Se você for visitar o Museu du Louvre pela manhã, deixe para fazer a Rue de Rivoli junto, já que a mesma  fica ao lado deste maravilhoso Museu.

Rue de Rivoli
 
A elegante rue de Rivoli foi traçada em 1802 por Napoleão como parte de sua campanha para proclamar Paris a capital da Europa. Seu nome se deve à vitória de Napoleão sobre os austríacos na Batalha de Rivoli, em 1797. A rua se estende da place de la Concorde até o Marais, mas a parte situada a leste do Louvre e que possui a maior concentração das lojas só ficou pronta em 1865. Não deixe de caminhar pelas longas arcadas, que é repleta de lojas que vendem artigos de luxo e suvenires para turistas, que percorrem o lado norte do jardim.
 
Cheia de lojas de roupas, perfumarias,  sapatos e óticas, em uma rua somente você pode comprar praticamente tudo o que precisa. A rue Rivoli é também o ponto de encontro dos parisienses quando pensam em compras.
 
 
 
   
 
 
 
 
 A rue de Rivoli é tão boa quanto a Champs Elysées, se o assunto é compras. Lojas como:
 
-  Benlux ( este é o paraíso duty-free do centro de Paris). Fica na 174 da Rue de Rivoli, na esquina com a Avenida da Opera bem perto do Louvre. Aqui você vai encontrar todos os perfumes, cosméticos etc. Leve o passaporte que assim você recebe as taxas pagas de volta diretamente na sua conta bancaria ou por cheque pelo correio. Quando você estiver embarcando de volta, vá ao guichê do aeroporto e entregue a nota que você recebeu na loja e preencha um formulário. Na Benlux eles vão informar direitinho, qual é o guichê.
 
- Encontrei os melhores preços nas lojas de souvenirs ao lado do Louvre , perto do Angelina. Comprei reproduções , latinhas ,blusas, espelhos e imãs de Le Chat Noir, imãs Moulin Rouge , bandeja temáticas, porta copos, caixinhas de comprimidos, pratos decorativos... também tem vários gorros, luvas, encharpes , cachecóis, guarda chuva temático...Mas é aconselhável não comprar nada na primeira loja que entrar, pois os preços variam bastante de uma para outra, assim como o humor dos vendedores.

 
-  BHV (52, rue de Rivoli-Bazar de l’Hotel de Ville) Os parisienses chamam-a pela sigla (que se pronuncia “bê-ache-vê”). É mais popular que os outros grandes magazines, mas atende bem às necessidades do turista comum. Tem de tudo: roupas, CDs, perfumes, óculos, relógios, calçados, artigos para casa e decoração .  Vende umas palmilhas que possuem na parte inferior um material que isola o frio vindo do chão e, na parte de cima, a camada de lã mantém o pé aquecido.
 

- Zara ( tem sempre umas "queimas"),  C&A( não entrei), Stradivarius ( tipo a zara , só que um pouco mais barata) , H&M , Mango ( loja espanhola cuja proprietária é nada menos que  Penélope Cruz) , Gap, Mac, Adidas,  Séphora, L'occitanne etc

- Tem umas lojas que consertam e vendem sapatos chamadas cordonnerie que tem umas queimas fora( os sapatos ficam dentro de umas caixas grandes ) , vale a pena conferir, quando fui tinha muitas botas, por preços convidativos ( mas não tinha meu tamanho). Fica perto da BHV.
 


Alimentação

- Tem várias lojinhas com sanduíches, crepes por um preço convidativo. Ir a Paris e não comer um crepe (com tantos espalhados...!!) O de nutella é uma delícia e o de queijo e presunto também.  
 
 - Angelina (226- rue de rivoli) - É um salão de chá do século XIX é lendário pelo chocolate quente ( uma delícia , o melhor que tomei em Paris , é grosso, consistente vende também os chocolates em garrafinhas de vidro - 10 euros). Se você for comer no restaurante haverá uma fila, mas se comer na pastisserie (na porta entrando à direita) , terá atendimento de balcão, e que balcão!! Com uma diversidade de doces... para seu gosto. Destaque para o Mont Blanc(que é uma mistura maravilhosa de marrom glacê, creme de chantilly e suspiro).
 
  
 
- Mc Donald's ( 184 , Rue de Rivoli)
 
- La Cooperative  ( 85, Rue de Rivoli)- Próximo ao Louvre , é um r

estaurante típico francês com preço razoável.
 

- Saut du Loup ( 107, Rue de Rivoli) - Com acesso pela entrada do Museu des Arts Décoratifs ,situado no térreo. É perfeito para bolos e sorvete , no terraço durante o verão. Serve culinária francesa moderna . Está diretamente ligado ao jardim de Tuileries.


 
 
 
 Tirando fotos
 
- Hotel de Ville ( 29, Rue de Rivoli) Situado no centro de Paris ao lado do Sena, na Rive Droite (a margem direita do rio), o Hôtel de Ville de Paris abriga desde 1357 as instituições municipais da cidade. A primeira versão do edifício foi construída graças ao rei François I, que encomendou, em 1533, um palácio luminoso e requintado, inteiramente impregnado do espírito da Renascença.
A praça em frente ao Hotel de Ville é um ótimo lugar para crianças. Há um carrossel à moda antiga e, no inverno, um rinque de patinação no gelo.

No final de Junho a Place de l' Hotel de Ville é o ponto de largada e chegada da corrida de garçons, que percorrem um trajeto de 8 km carregando bandejas com bebidas. Para dificultar ainda mais a prova , eles correm descalços
 
Imagem
 
 
 - A certa altura da rue de Rivoli, no largo em frente ao Hotel Regina, você encontrará a estátua eqüestre dourada de Joana d’Arc , santa protetora da França. Joana d’Arc ( Jeanne d'Arc) nasceu em 1412, em Domremy, filha de camponeses. Em 1425 estava em andamento a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, e os Ingleses haviam invadido grande parte do território Francês, chegando até a Orleans. Foi quando a jovem camponesa teve a primeira de uma série de visões de São Miguel, onde ele aparecia trajando armadura e a cavalo. Nestas visões ela era exortada a orar e preparar-se para uma difícil missão: Ela deveria expulsar os ingleses de Orleans, libertar e unir a toda França, o que só poderia ser conseguido quando o herdeiro Carlos VII fosse coroado rei na Catedral de Reims.
Eram tarefas quase impossíveis, principalmente para uma jovem. Mas em pouco tempo a menina já era conhecida como a Donzela de Orleans e as histórias de suas visões corriam de boca em boca, não tardando a chegar aos ouvidos do rei Charles II, o qual mandou chamá-la. Após a audiência, o rei estava convencido da veracidade de suas palavras e de sua fé e concedeu-lhe uma armadura, cavalo, a chefia sobre um grupo de soldados, e a enviou a Orleans, com a missão de juntar-se ao exército e combater os Ingleses. Como brasão, Joana adota para seu grupo de guerreiros a imagem da Flor de Lis acompanhada das palavras Jesus e Maria.
A estátua fica na Place des Pyramides. Canonizada em 1920, Joana d'Arc é uma das padroeiras da França, junto a São Denis e São Luís.
 
 
- Musée des Arts Décoratifs ( 107, Rue de Rivoli)
 
Pequeno para os padrões parisienses.Ele está situado em uma das alas do Museu do Louvre com a entrada pela rua de Rivoli. Antes era dividido em quatro museus: A Galeria des Jouets, Galeria des Bijoux , Musée de la Publicité e Musée de la moda. Hoje esta dividido três museus : o das Artes Decorativas, o da Moda e do Têxtil e o da Publicidade.
 
*Galeira des Jouets - Tem cerca de 12 mil brinquedos do século XIX e inicio do século XX, incluindo uma belíssima coleção de bonecas.
* Galeria des Bijoux - é uma deslumbrante coleção de jóias que abrange exageradas peças barrocas e delicados broches de elfo no estilo art noveau. Procure as dez salas que mostram como viviam os ricos entre 1400 e o início do século XX.
* Musée de la Publicité ( Museu da Publicidade) - expõe 40 mil cartazes com anúncios históricos e tem uma sala de cinema onde o visitante pode assistir a filmes publicitários.
*Musée de la Mode - reúne mais de 19.000 costumes, peças  dos séculos passados até os grandes costureiros contemporâneos. Como as obras são frágeis não existe uma exposição permanente.
 
A biblioteca do Musée des Arts Décoratifs é uma referência e uma fonte de pesquisa para arquitetos, designers, grafistas, estilistas, decoradores. Ela é grátis e aberta ao público. 
 
Loja do museu: livros e revistas de arquitetura, design, moda, decoração, móveis, jóias( obras de grandes designers do mundo inteiro)...
 
Preço : Até 18 anos , gratuito. Até 26 anos com passaporte da UE, gratuito.
Metro Palais Royal-Musée du Louvre, linhas 1 e 7 ou Pyramides , linhas 7 e 14.
Ônibus 21,27,39,48,68,72,81 e 95

Áudio grátis para família em francês, acesse o site.




http://www.lesartsdecoratifs.fr/

 
 A Rue Rivoli em Paris é uma das ruas mais longas de Paris e se você seguir reto ela irá terminar “se transformando” na Rue St. Antoine. Se você ainda tiver energia, siga em frente também, e terminará na place de la Bastille.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas