sexta-feira, 8 de março de 2013

CHAMPS ELYSÉES VI - Place de la Concorde, Jardins des Tulleries e Place de la Madeleine


Pont Alexandre III
Da ponte , você tem  a vista para o Hotel des Invalides e para o DOMO , não atravesse a ponte, dobre à direita e siga beirando o Rio Sena  até a Ponte D'Alma ( segunda ponte depois da Alexandre III). Lá você encontrará uma grande tocha  sobre um túnel subterrâneo(túnel onde ocorreu o acidente que vitimou fatalmente a princesa Diana, a tocha que já existia anteriormente, virou seu memorial).

Caminhe à margem do Sena, da Pont Alexandre III à Place de la Concorde. Veja os barcos residenciais e imagine como seria viver em um deles.

Place de La Concorde
 
Chamada originalmente Place Louis XV, a praça foi construída em1757.É a segunda maior praça da França (a primeira é a Praça dos Quinconces, em Bordéus) , portanto é a maior de Paris e separa o Jardim de Tuileries da Avenue Champs Élyséeso .
 
Durante a Revolução Francesa , virou a Place de la Révolution e foi o local principal ocupado pela guilhotina. Foram executadas mais de mil pessoas incluindo Luís XVI e sua esposa, a rainha Maria Antonieta.Após os horrores da Revolução foi renomeada da Concorde ( Concórdia) na esperança de que haveria tempos mais pacíficos pela frente.
Próximo fica um dos mais luxuosos hotéis da cidade, o Hotel Crillon que serve um maravilhoso brunch (a  noroeste),Ladurée( 16, Rue Royale) um luxuoso salão de chá ,o  Ministério da Marinha ( a nordeste), Place de la Madeleine..
Cada uma das oito estátuas de senhoras na Place de la Concorde , representa uma cidade francesa, os postes de luz são símbolos de Paris.
O obelisco no centro da praça foi construído há 3200 anos atrás, no passado ele esteve no Templo de Ramsés, em Luxor,e foi dado pelo paxá do Egito, que em troca recebeu um relógio que não funcionava. No lado nordeste fica o Jardins des Tulleires
 
Jardins des Tulleries
 
Projetado na década de 1660 pelo o arquiteto  André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o Palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais, ligando a Champs-Élysées ao Museu do Louvre. Há um playground, um carrossel e dois laguinhos, onde as crianças adoram colocar barquinhos de madeira para velejar( no larguinho maior , ao lado do Louvre). No verão , é montado um parque de diversões com brinquedos, barracas e uma roda-gigante.O playground e no verão o Parque de diversões são grátis.
 
Banheiro : Na entrada do Place de la Concorde.
 
Metrô: Concorde, linhas 1 e 8 , Ônibus 24,42,52,72,73,84,e 94
 
Place de la Madeleine
 
 Na praça , você encontrará a Igreja Madeleine , dedicada a Santa Maria Madalena.  Esta imensa igreja , de estilo clássico ,romano, domina o  elegante centro da  Praça de La Madeleine. A Revolução  com seus projetos atrapalhou a Igreja, sendo ela consagrada em 1845 ( suas obras começaram em 1764).
A igreja não tem sino , e nem é voltada para Jerusalém, como em outras igrejas, pois a igreja era um projeto de Napoleão, era um templo dedicado à seu exército. Procure os dez mandamentos inscritos na porta de bronze.

Esta praça é uma referência em matéria de gastronomia francesa:


- Boutique Maille :  onde muitos franceses levam seus potinhos de vidro vazios para serem enchidos na hora.É nada mais , nada menos que o melhor fabricante de mostardas e condimentos  da França (6, place de la Madeleine)
 
 
- Ladurée, onde são vendidos alguns dos macarons mais gostosos de Paris, o imbatível chocolate quente, entre várias outras delícias.(16, Rue Royale)
 
- Fauchon, vende éclairs ( bombas de vários sabores), vinho, chocolate...e caixas de piquenique.( número 26 )
 
- Hédiard ( número 21) , foi a primeira loja na França a vender frutas tropicais, também tem geléia de frutas , bolos...( Alexandre Dumas , autor de Os três Mosqueteiros - 1844 foi o primeiro a saborear os abacaxis frescos).
  
 
- Au Verger de la Madeleine: vinhos de safras especiais (4, blvd Malesherbes)
 
 
 
- Caviar Kaspia: Caviar de todo o mundo, enguia e salmão defumados... (17, place de la Madeleine)
É o ponto de encontro dos fashionistas. O endereço tradicionalíssimo (são mais de 80 anos de história) ferve durante a semana de moda. Na dúvida, peça a batata assada com caviar ou salmão.
 

        




-Mercado das flores : de terça a sábado . Localizado ao lado da Igreja Madeleine, a dois passos da famosa loja Fauchon. Aprecie as lindas tulipas ! 



 












 


 
 

- La Maison du Miel: (24, rue Vignon)

A casa só trabalha com a produção de apicultores devidamente qualificados, através de uma rigorosa seleção de fornecedores. Além da imensa variedade vinda dos mais diversos terroirs franceses, a loja ainda vende os melhores méis provenientes de países como Vietnam, Romênia, Itália, Espanha e Canadá. Além do mel puro, a loja vende seus derivados: biscoitos, pães,balas, própolis ( em pó, spray, pomada e solução) geléia real, xaropes, cremes para a pele, sabonetes, xampus , creme dental...
  















- Pinacothèque de Paris : galeria de arte privada com excelente programação

 












 



 
- Maison de la Truffe: no inverno, você encontra nesta loja as melhores trufas negras da França. No resto do ano, elas são vendidas em conserva (19, place de la Madeleine)





 







- Marquise de Sévigné: salão de chá e deliciosos chocolates (32, place de la Madeleine)
 
boutique Marquise de Sévigné Paris
  
- Betjemen and Barton: loja de chás com mais de 150 tipos de chás, vindos das mais diversas localidades do  mundo inteiro.  É o primeiro bar de chás de Paris. (23, blvd Malesherbes)
 

- Bread and Roses ( 25 rue Boissy d'Anglais) É um ótimo local para o almoço, com deliciosas tartines ( sanduíches abertos), quiches, pães especiais e sopas.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas