quinta-feira, 21 de março de 2013

NOTRE DAME , ÎLE DE LA CITÉ e ÎLE ST.-LOUIS I

Île de la Cité e Île St.-Louis

A história Ilustre de Paris começou numa humilde ilha em forma de barco no rio Sena, a Île de la Cité. Originalmente sede de uma aldeia como a de Asterix, o lugar cresceu com a chegada dos romanos, retomou seu crescimento sob os francos e os reis capetianos e acabou virando o centro político e religioso da França . Visite ruínas romanas, igrejas e parques antes de atravessar a Pont St.-Louis para caminhar pela Île St.-Louis.
Nada menos que treze pontes, entre elas a célebre Pont Neuf, levam a Île de la Cité e à Île St.-Louis, as duas ilhas pequenas no Sena que devem ser conhecidas a pé. Nos domigos e feriados públicos, a Voie Georges Pompidou, na margem direita do Sena , é fechada ao tráfego, virando um paraíso para ciclistas e patinadores.
 
Notre-Dame
 
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
Lar de Quasimodo, o corcunda fictício criado por Victor Hugo.
Erguida no local de um templo romano , levou mais de um século para ser concluída, sendo coberta de arcobotantes e gárgulas de rostos estranhos. Durante a Revolução, foi saqueada e usada como depósito de vinhos. Testemunhou muitos fatos dramáticos da história francesa, como em 1804, quando Napoleão coroou-se imperador, ao invés de esperar para ser aclamado pelo papa. 
 
- Coberta de personagens bíblicos reconhecíveis, a fachada era conhecida como " a Bíblia do pobre", já que quando foi construída a maioria dos parisienses não sabia ler.

 
 
- No centro da catedral, a tela do coro narra a vida de Jesus, como uma história em quadrinhos medieval.
 
- Coroa de espinhos Viollet-le-Duc projetou o altar dourado, cravado de diamantes, onde esta e outras relíquias famosas estão expostas, na Tesouraria.
 
- As gárgulas mal-encaradas não servem apenas para decoração, mas principalmente canalizam a água que escorre do telhado. Em dias de chuva é possível ver a água jorrando das bocas delas.
 
- As gárgulas são as que parecem estar penduradas nas saliências da catedral,as quimeras são as estátuas em pé.
 
- Rosáceas - Em dias de sol, suas cores são magníficas. Luís IX doou a rosácea sul.
 
Ficheiro:Roosvenster van de notre dame de paris.jpg
 
- Ao subir os 387 degraus  da Torre Norte, você verá uma quimera segurando a cabeça nas mãos e colocando a língua para fora.
 
- Ir de barco até ela é um passeio muito interessante.
 
- Tire foto ao lado da estátua de Carlos Magno, situa-se no lado sul da praça ao lado da Notre Dame.  Carlos Magno (rei dos francos entre 768 e imperador do ocidente entre 800 até a sua morte em 814), dominou grande parte da França moderna e a maior parte da Europa Central, conquistada pelos francos com sua cavalaria poderosa.
Suas campanhas militares na Espanha são relatadas no poema épico "La Chanson de Roland" ( A canção de Rolando), a maior obra ainda existente da literatura francesa antiga. Carlos Magno era alto, loiro e de porte majestoso, foi pai de vinte filhos.
Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio. Sendo cristão, Carlos Magno obrigava os povos conquistados a converterem-se ao cristianismo.
 
 
- Compre a  moeda comemorativa dos 850 anos da igreja . A catedral Notre Dame de Paris, na França, recebeu  e abençoou em 2 de fevereiro de 2013, oito sinos novos de bronze como uma das comemorações do aniversário de 850 anos da igreja, que acontecerá em 23 de março. Os sinos foram forjados ( têm o mesmo peso e diâmetro dos originais feitos no século 18) com métodos medievais na Normandia e  produzem som idêntico aos originais que foram transformados em canhões na Revolução Francesa . A exposição acontecerá entre os meses de fevereiro e março.
 
Novos sinos da Notre Dame de Paris são réplicas dos originais, derretidos na Revolução Francesa (Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)
 
-  A igreja é formada por vários altares  dedicados  a  Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e vários santos . Em cada altar, você tem a sua disposição velas para acender , que possuem doações sugeridas de 2 a 5 euros ( as menores são 2 e as maiores são 5 euros). Perto do altar , sem valor sugerido existe um livro para pedidos dos fiéis , então leve uma caneta.
 
- Apesar de ser cansativo ( chegue cedo para subir na Torre e evite os domingos),lá de cima, tem-se uma vista maravilhosa de Paris :Dá para ver a Torre Eiffel, a Basílica de Sacré Coeur de Montmartre, os Jardins de Luxemburgo, o Museu do Louvre, os Jardins do Trocadero, o Campo de Marte, o Arco do Triunfo, dentre outros!

- Existem lojas de Souveniers nas ruas ao lado e à frente da Praça de Pravis  com preços atrativos
 
- Na praça Parvis, em frente à fachada ocidental da catedral, encontra-se no pavimento uma placa de bronze que representa o marco zero a partir do qual todas as distâncias das estradas nacionais francesas são calculadas.

 
 
- Possui banheiro na saída da Catedral

- Visite a Crypte Archéologique em frente à Notre Dame , onde podem ser vistos os resquícios romanos da cidade, além das lojas e calçadas medievais.
- O Memorial des Martys de la Déportation  atrás da catedral recorda a deportação de 200 mil  homens, mulheres e crianças para campos de concentração nazistas.
 
Preço

* Catedral grátis
* Tanto as Torres como a tesouraria são pagos. Menores de 18 anos e até 26 anos cidadão da União Européia  não pagam.
* Aceita Paris Museum Pass

Como chegar:

Metrô cité ou St.-Michel, linha 4, ou Châtelet, linhas1.4 e 14
RER St.-Michel, linhas B e C
Ônibus:21,24,27,38,47,85 e 96
Ônibus Fluvial: Quai de Motebello






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas