sábado, 23 de março de 2013

ÎLE DE LA CITÉ II - Saint Chapelle , Pontes do amor eterno, Hospital Hotel Dieu



Petit Point

Os romanos construíram a primeira ponte de madeira sobre o Sena no lugar exato em que a moderna Petit Pont atravessa o rio,onde o Sena é mais estreito.
Ela foi destruída várias vezes por enchentes ou incêndios. A ponte atual data de 1853.
As margens do Sena ao lado da Notre-Dame estão nas páginas de muitos livros infantis.  O gentil rei Babar criado por Jean de Brunhoff, e a corajosa Madeline de Ludwig Bemelmans viveram aventuras aqui.
 
Se chover, do outro lado da Petit Pont, em relação à praça em frente à Notre-Dame, fica a simpática e excêntrica livraria Shakespeare and Company (livros novos, antigos e usados , Em outros idiomas). Após uma dose de cultura, relaxe em dos café da região. Nas noites de segunda, procure autores famosos convidados para um drinque antes de leitura semanal na livraria.(37 rue de la Bûcherie).  Atente também para as bancas verdes dos Bouquinistes  , que também vendem livros nas margens do Sena ,desde o século XVI. Depois da Revolução, eles venderam bibliotecas inteiras confiscadas das famílias  nobres.
 
O corcunda de Notre-Dame,( de Victor Hugo), e a  aventura em quadrinhos Asterix - a foice de ouro acontecem nesta região.






Sainte Chapelle

É linda!!É uma capela gótica (estilo gótico flamboyant), situada na Ilha de la Cité em Paris, construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projetada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248. O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX(mais tarde Saint Louis, único Rei francês a ser canonizado), que a construiu para servir de capela do palácio real. O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo atual Palácio da Justiça. Depois de terminada, a Saint-Chapelle carecia de santificação pela presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo ( hoje na Catedral de Notre Dame), obtidas do imperador latino de Constantinopla, Balduíno II, pela exorbitante soma de 135.000 libras. Para ter uma ideia de relatividade, a construção de toda a capela custou 45.000 libras. Além de outras relíquias, acrescentou-se ainda um fragmento da Vera Cruz ( a cruz de Cristo) e, desta forma, o edifício tornou-se um precioso relicário. Consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a família real.
As quinze janelas gigantes, que em dias de sol reluzem em cores brilhantes, contam fatos da Bíblia em uma espécie de história em quadrinhos magicamente iluminada que se eleva até o teto repleto de estrelas. A rosácea retrata o tenebroso Dia do Julgamento Final.



- Aceita Paris Museum Pass
-É gratuito para menores de 18 anos e até 26 anos para cidadãos da comunidade européia.
Fica  em: 6, Blvd du palais

Metrô: Cité , linha 4 RER St, Michel linhas B e C
Ônibus: 27,38,85 e 96

http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr/

Hotel Dieu
 
O Hôtel-Dieu de Paris é considerado o mais antigo hospital da cidade de Paris, França. Consta que foi fundado por São Landerico de Paris (661),  entre os séculos VII e XVII foi diversas vezes reconstruído, a arquitetura atual remonta a 1877. O hospital é ligado à Faculdade de Medicina da Université Paris-Descartes.
 
A Ponte próxima a estátua de Carlos Magno, Pont au Double , é um lugar agradável para passear e ver os patinadores, passando ao lado . Foi construída em 1623-34 para que pacientes pudessem ser levados  ao Hospital Hotel Dieu , eles pagavam o dobro pela travessia , fato que deu origem ao nome.
A ponte conduz à Square René Vivani, na margem esquerda , boa para crianças bricarem e tem wi-fi gratuita, além da árvore mais antiga de Paris , plantada em 1601. Os galhos superiores foram arrancados por um morteiro na Primeira Guerra Mundial. A personagem literária  famosa  que caiu neste rio : Madeline ( quando o rei Babar procura o Papai Noel).
 
Paralelepípedos na rue de la Colombe , no lado leste do Hotel Dieu, assinalam o lugar  da muralha romana da cidade, do século IV.

Hotel Dieu Paris P1200006.jpg    Pont au double vu de la rive gauche a l est-20050628.jpg


Curiosidades

1. Os cadeados na Pont de l'Archevêché, na extremidade leste da Île de la Cité. Casais de namorados colocam o cadeado na grade de ferro batido para que a união , amor entre eles dure .
Pont de l'Archevêché
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mas reza a lenda, que a verdadeira ponte do amor eterno é a Pont des Arts, onde tudo começou e que como as pessoas não a encontraram , elegeram outras duas pontes. Começando pela localização, ela é bem pertinho do Louvre e de frente para a Pont Neuf, com uma bela vista para uma das mais belas ilhas do Sena, a Île de la cité.
Ao se aproximar da ponte – construída entre 1981 e 1984 – você verá alguns pontinhos coloridos tomando forma nas barras de ferro, sāo milhares de cadeados de todas as formas e tamanhos que dão a Pont des Arts uma decoraçāo para lá de especial… Ė muito amor!
Os cadeados são colocados por casais do mundo todo e simbolizam o amor eterno. Diz a lenda que o casal que prender o cadeado na grade e jogar as chaves nas águas do Sena ficará para junto para sempre, por isso muitos apaixonados de todas as idades vão até ali e realizam o pequeno ritual: escrever os nomes no cadeado, escolher um Lugar nas grades da ponte, prender e lançar as chaves ao Sena. O resultado é uma ponte alegre e colorida, diferente a cada dia. Tem muita gente que chega com o cadeado pronto, gravado com data e com as iniciais. Outros compram na hora. Tem gente que acha que o tamanho do amor é proporcional ao tamanho do cadeado, quanto maior melhor. Tem gente sem namorado que via até lá fazer simpatia e tem a turma da foto que documenta cada instante. Enfim, mais do que qualquer coisa, cada cadeado simboliza um historia de amor eternizada nas margens do Sena, milhares de histórias de amor!

File:Pont des Arts + canenas.jpg
Pont des Arts
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além da pont l´Archevêché, existe outra considerada uma "falseta" e é atė mais cheia que a ponte das artes fica pertinho do Museu D’Orsay e se chama Passerelle Léopold-Sédar-Senghor .
Na minha opinião , a" magia "está nas águas do Rio Sena e como ele corre por todas estas pontes , tá valendo!!!

Onde comer:

*La Tour d´Argent ( 15  quai de  la Tournelle ) é um local caro que diverte as crianças mais velhas, pois foi o modelo para o restaurante de Gusteau no filme Ratatouille.
*Se você preferir sanduíches e crepes, existem restaurantes , que possuem lojas expressas em anexo , onde eles não aceitam que você sente nas mesinhas para comer e beber. Dica: compre somente o sanduíche ou crepe, a bebida peça no restaurante , não tem muita diferença de preço , mas você pagará a gorjeta e ficará sentado.
* Café la Bûcherie ( 41 , rue Bûcherie)- ótimo lugar para relaxar com bebidas, tira-gostos  e lindas vistas da Notre-Dame.
* Pizza Marzano  (2, pl St- Michel) é uma rede da saborosa pizza express


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas