domingo, 10 de março de 2013

MUSEU DU LOUVRE I




MUSEU DU LOUVRE


Além de famoso, o Louvre abriga um acervo de arte que vai desde a Idade Média até 1848, incluindo uma das maiores coleções mundiais de tesouros do Egito Antigo. Ao todo há 35.000 obras para ver, e olhar todas elas levaria cerca de nove meses , por isso , independente do número de vezes que você vá a Paris, o Louvre é parada obrigatória. Ao longo de 800 anos o lugar foi fortaleza, palácio, estábulo e silo de grãos, e foi ocupado por invasores quando os reis abandonaram Paris. Em 1793, após a Revolução Francesa, foi aberto como museu para expor os tesouros da realeza.



Localiza-se no centro de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, ou "no final da Avenue Champs-Élysées ". O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo em 2011 8,8 milhões de visitantes.


A Pirâmide do Louvre foi construída em vidro e metal, rodeada por três pirâmides menores, circundadas por fontes de água e com uma escada que levava a um centro de informações, onde era possível escolher entre as direções possíveis: Sully (leste , atrás da pirâmide), Richelieu(norte, pavilhão à esquerda) e Denon (sul ,pavilhão à direita). As alas Sully e Denon estão os principais destaques .





Ao entrar no museu pela pirâmide de vidro (entrada principal), descendo as escadas você irá se deparar com as entradas das três alas, nas direções indicadas acima. Na direção oposta à Ala Sully, na área de apoio aos visitantes, há um grande balcão com mapas gratuitos do museu, disponíveis em alguns idiomas, entre eles o português. Não deixe de pegar o seu. Eles são imprescindíveis à sua visita.A Pirâmide de vidro é a entrada principal do museu, mas há outras entradas alternativas, como pelo Carrousel du Louvre ou pela escadaria ao lado direito do Arco do Triunfo du Carrousel (que fica bem em frente à Pirâmide). Todas levam ao subsolo que dá acesso às Alas (Sully, Denon, Richelieu).

Dica: Entrar no Louvre pelos corredores do metrô, evitando assim a fila enorme para entrar na pirâmide.

Não desçam na estação Louvre/Rivoli e sim na estação Palais Royal/Musée du Louvre. Duas linhas de metrô se cruzam nesta parada, a linha número 1 que liga La Defense a Château de Vincennes e a linha número 7 de Villejuif a La Courneuve. Aqueles que chegarem a esta estação vindos pela linha número 7 não devem sair e sim procurar direção La Defense. Aí se encontra a saída para o Carrousel du Louvre, onde esta a pirâmide invertida e as entradas do museu.
 
 
Gratuidades
- Para todos no primeiro domingo de cada mês

- Menores de 18 anos , para desempregados e visitantes com algum tipo de deficiência e respectivo acompanhante.

- Cartões Paris Pass e Paris Pass Museum.

- Há máquinas para compra de ingressos no próprio museu (área de apoio ao visitante, logo abaixo da pirâmide de vidro) e também no Carrousel du Louvre.

Preços: Horário Normal (09:00h às 18:00h)
Horário Noturno (após às 18h , aberto até às 21:45h – apenas Qua e Sex)
Não há horário noturno no feriado .
Fechado em 01.01, 01.05 e 25.12


Pontos a ser visitados: Mona Lisa, Venus de Milo, Vitoria de Samotracia, o apartamento de Napoleão, o quadro da coroação de Napoleão, codigo de Hamurabi, fossos medievais e antiguidades egípcias.


- Mona Lisa (em italiano, La Gioconda, "a sorridente" em francês, La Joconde) - Leonardo da Vinci": 1° andar, ala Denon, sala 6, departamento pinturas italianas.

Essa pintura famosa já ficou pendurada nos quartos de dormir de Luis XIV e Napoleão. Leonardo Da Vinci nunca revelou a identidade da mulher misteriosa retratada. O quadro, no qual foi utilizada a técnica do sfumato, retrata a figura de uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva.

 
 


- Vênus de Milo ou Afrodite ( a deusa grega do amor e beleza física), sendo, no entanto, conhecida pelo seu nome romano Vénus. É uma escultura em mármore com 203 cm de altura, que data de cerca de 130 a.C., e que se pensa ser obra de Alexandros de Antióquia.
Em 1820 a escultura foi encontrada na ilha de Melos, no Mar Egeu, por um camponês chamado Yorgos. Escondeu-a das autoridades mas foi descoberto mais tarde pelos oficiais turcos, que apreenderam a escultura. Um oficial naval francês, Jules Dumont d'Urville, reconheceu seu significado e arranjou para uma compra pelo embaixador francês na Turquia, o Marquês de Rivière. Após algum reparo, a estátua foi presenteada ao Rei Luís XVIII, que eventualmente presenteou-a ao museu do Louvre em Paris, onde está agora.

Ala Sully Terreo
 
 
 
      
Detalhe : a parte traseira da escultura.


- Vitória de Samotrácia: A figura em mármore da deusa grega alada Nice ( em grego,Νίκη, Níkē ou Niké – "Vitória"), que saúda os visitantes do Louvre ao cimo de uma escadaria ,pertence ao período helenístico ( final do século IIIe século II a.C.) quando as estátuas começaram a ganhar formas humanas mais naturalistas. . A Deusa Nike é uma das divindades do pensamento mítico grego e identificada com a deusa Vitória dos romanos, que personificava a vitória ( não a criadora da vitória, mas sim a responsável por entregá-la ao vitorioso). A empresa norte-americana de calçados, bolsas e roupas para esporte Nike, tirou seu nome da deusa grega da vitória, Nice. O chamado Swoosh, logotipo da marca, é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e vendido por apenas 35 dólares à empresa, representando a asa de Nice, quer dizer, Nike.

1 andar Ala Denon

 
 


- O apartamento de Napoleão Bonaparte : na Ala Richeleu, são uma demonstração de luxo, de riqueza e ostentação em que viveu Napoleão. Criado em 1850 durante o reinado de Napoleão III, tal como uma suíte de oficial de estado salas de recepção, são os únicos quartos no Louvre que são totalmente intactos e mobilados como o chateau foi quando ainda era um palácio real. Decorado em estilo Louis XV renascentista que recordou o apogeu da realeza francesa , cada superfície pinga com madeira entalhada ornamento, dourados, crystal, afrescos, e/ou carmesim corte veludo tecidos. O estado jantar mesa tem cadeiras para cerca de quarenta hóspedes.

Ala Richelieu 1 andar





- O quadro da coroação de Napoleão, Essa tela de 1807 de Jacques- Louis David é uma propaganda política. A família de Napoleão é mostrada , incluindo sua mãe, que não estava presente na cerimônia. O artista incluiu a si mesmo : procure o homem que esta desenhando na sacada.

Ala Denon 1 andar

imagen-relacionada


- Código de Hamurabi: O Rei da Babilônia escreveu o primeiro código legal do mundo numa pedra chamada estela. Abrigado na impressionante coleção de antiguidades do Oriente Médio, este é o documento legal mais antigo do mundo.

Térreo Ala Richelieu


 



 <http://www.louvre.fr/>

Metrô : linha 1 e 7 ,estação Palais Royal/ Musée du Louvre e de ônibus n°s 21, 24, 27, 39, 48 ,68,69,72,81 e 95
Ônibus Fluvial: Louvre - Quai du Louvre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas