terça-feira, 14 de maio de 2013

MUSÉE d' ORSAY





MUSÉE d' ORSAY

Foi inaugurado em 1986, pelo ex-presidente francês François Mitterand .O Museu foi uma estação de trens a vapor, feita de ferro e vidro que precisou ser fechada, pois suas plataformas se tornaram pequenas para os trens modernos. Ainda esta no mesmo lugar o grande relógio da estação. Seu projeto arquitetônico e as peças expostas criaram um espaço interessante mesmo para quem não gosta de passar o tempo olhando obras de arte. Seus quadros são belos e famosos. A coleção ficava antigamente no pequeno Museu Jeu de Pomme, que foi fechado.  Seu desenho moderno foi resultado da remodelagem da Gare d’Orsay, antiga estação de trem.

     

Repare os nomes escritos nas paredes , se referem aos nomes de todos os lugares por onde os trens percorriam.

 
 É importante saber sobre arte, para que a visita se torne mais interessante , segue abaixo algumas informações :
Van Gogh  - pintor holandês, considerado um dos maiores pintores de todos os tempos.  Em 1886, foi para Paris e conheceu pintores como Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas.   Foi sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 correspondências, documentos fundamentais para um estudo mais aprofundado de sua arte. O estilo impressionista influenciou bastante a pintura de Van Gogh. Seus problemas de depressão o levaram a cortar a sua própria orelha , após desentendimentos com seu grande amigo  Paul Gauguin ( ameaçado com uma faca , antes de VG se mutilar) .Pintou mais de 40 auto-retratos , inclusive com sua orelha cortada.  Inconformado com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo seu irmão. No dia 27, Van Gogh sai para fazer um passeio e toma uma decisão drástica _atira contra si mesmo, no tórax.  Encontrado por amigos, Van Gogh passa as últimas 48 horas de sua vida, conversando com o seu irmão _os médicos não conseguiram retirar a bala do tórax. No dia 29, pela manhã, o pintor morreu e o seu caixão foi coberto com girassóis, flor que ele amava. A genialidade de Vincent Van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura _ "O Vinhedo Vermelho".
[creditofoto]        
Georges Seurat e Paul Signac - Estes artistas foram pioneiros do estilo pontilhista ( ou divisionista), no qual minúsculos pontos de cor se fundem para formar uma imagem, quando a tela é vista a certa distância.  Georges Seurat (1859-1891), foi um pintor francês. que se pode considerar o pioneiro desta corrente artística ( o pontilhismo ou divisionismo).Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi a precursora da televisão e da imagem digital .A causa de sua morte é incerta , há várias especulações e a mais provável é difteria. Seu filho morreu 2 semanas depois da mesma doença. A obra "O Circo" foi deixada inacabada com sua morte.
Paul Signac (1863-1935), foi um pintor francês, que pode ser considerado autodidata. Foi Paul Signac quem ensinou a Georges Seurat a técnica do pontilhismo, sendo estes dois artistas os principais impulsionadores do chamado movimento do divisionismo, também designado por Neo-Impressionismo ou pontilhismo. Abaixo as obras dos dois pintores : O circo de Seurat  e Mulheres no Poço Signac.
      
François Pompon  - Escultor francês. Fique cara a cara com o enorme urso branco esculpido em mármore branco no ano de  1922.
Henri Matisse - foi um importante desenhista, escultor e pintor francês.Em 1905 , críticos de arte se chocaram com os trabalhos de Matisse e seus amigos, que usavam cores fortes e destoantes , e os descreveram como fauves ( feras ), dando origem ao nome do estilo fauvista.






 Honoré Daumier - (1808 - 1879), pintor e gravador da Escola Francesa. Suas obras são notáveis pelos dons de observação, sensibilidade e bom gosto. Com ele desponta o movimento realista, caminho que seria seguido, mais tarde, na pintura, por Manet, Courbert, Degas e Toulouse Lautrec.

A obra "A lavadeira " mostra uma das muitas mulheres que passavam seus dias lavando roupas no rio Sena.





Pierre- Auguste Renoir - ( 1841 - 1919), foi um importante artista plástico francês . Fez parte do impressionismo
e destacou-se por suas lindas pinturas. Pobres e excluídos do mundo oficial das artes, pintores como Renoir passavam muito tempo em bares e cafés populares, pintando pessoas do mundo real.


 




Claude Monet - ( 1840 - 1926)
foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.O impressionistas queriam captar o momento. Monet era fascinado pelas mudanças de luz em diferentes épocas do ano, especialmente quando nevava.







Edgar Degas - (1834 -1917) foi um importante pintor, escultor e gravurista francês. Fez parte do movimento artístico conhecido como impressionismo, embora suas obras possuíssem fortes elementos do Realismo e do Renascimento
italiano. Suas obras, sobretudo da última fase, apresentam elementos do Modernismo. Focou boa parte de seu trabalho sobre dois temas : cavalos de corrida e dançarinas.



 A magnífica vista da varanda do museu, no último andar, é imperdível. , onde também tem uma lanchonete com sua estrutura de relógio externo, que funciona como janela.






Endereço: 1 rue de la Légion d' Honneur
Metrô: Solférino, linha12
RER Musée d'Orsay , linha C
ônibus :24,63,68,69,73,83,84 e 94



Gratuidade : Até 18 anos é grátis. Estudantes até 26 anos com passaporte da União Européia também é gratuito.

Aceita Paris Museu Pass ( ingresso combinado com o Musée Rodin e L'Orangerie, já comentado em  posts anteriores)

Audio guide disponível em
inglês, francês e italiano.
A livraria do museu , no saguão de entrada, tem seção infantil ( com livros para colorir), estava em obra . No site  informa que reabrirá em julho.  Mas tem um espaço pequeno lá para você efetuar suas compras, só não aconselho comprar reproduções , pois estão mais caras que na loja  do Carroussel do Louvre.

Um bilhete , você pode visitar 2 museus: Musée d'Orsay e Musée de l'Orangerie



Dica de lanche : Saindo do Museu experimente a Boulangerie ( padaria) Maison Kayser Endereço: 18 Rue du Bac, 75007
Todos são feitos com fermento líquido natural, fabricado nas padarias com a máquina de fermento projetado por Eric Kayser. O pão é moldado na mão e assado no local num forno de soleira como antigamente.
Sem aditivos nem conservantes, desenvolvido com ingredientes selecionados, nessas padarias encontramos as receitas de antigamente ao modo de Eric Kayser.
Para ele, a qualidade é através do uso consistente de produtos naturais em todas as fases de fabricação. Eric Kayser fareja o melhor trigo, ponto de centeio… e a melhor manteiga. Não deixe de experimentar o melhor croissant do mundo! Serve também risotos, saladas e tartines ( sanduíches abertos)
Debauve & Gallais
É a loja de chocolates  mais antiga de Paris , chegou a preparar delícias para Maria Antonieta.
30  rue des Sts- Pères
http://www.debauveandgallais.com/

Perto do Musée d'Orsay tem uma das pontes do Amor ( Para mim, o que dá sorte são as águas do Rio Sena)  , para você colocar seu cadeado e selar amor eterno( não esqueça de jogar as chaves no Rio Sena). Atravessando o rio , caminhe até o Jardin des Tuileries.


 

















Tire foto do rinoceronte, do elefante e do cavalo de bronze que recebem os visitantes.

       
Estatuas na entrada do Museu dOrsay - Rinoceronte e Cavalo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas