segunda-feira, 20 de maio de 2013

JARDIN DU LUXEMBOURG , IGREJA de ST.-SULPICE



Jardin du Luxembourg
 
É o parque mais deslumbrante de Paris, um jardim de atrações para crianças pequenas. É especialmente divertido tentar fisgar anéis com uma espada de madeira enquanto se anda no famoso carroussel projetado  Charles Garnier, o arquiteto da Ópera de Paris, a pedido da sua afilhada. Desde a inauguração, em 1879, está situado no mesmo lugar, no terraço oeste.
 
Carrossel no Jardim de Luxemburgo
 
Se há um lugar onde crianças se divertem é no Luxemburgo. Há espaços para crianças com até 6 anos e outros que permitem entrada até 12 anos. Há balanços, tobogãs e vários outros brinquedos. E o preço varia de acordo com o brinquedo escolhido.
 
   
 
Teatro de Marionnettes de Paris
As crianças se divertem nos espetáculos deste teatro, mesmo que não entendam francês.
 
  Teatro de Marionetes no Jardim de Luxemburgo
 
Situado entre o boulevard Saint Michel, a rua Vaugirard, a rua Notre Dame des Champs e ao lado do Palais du Senat. Os jardins se estendem em torno do Palais du Luxembourg, sede do senado francês. Mostras temporárias são promovidas no Musée du Luxembourg.
O Jardim e todas as suas dependências são administrados pelo Senado desde 1879. Ou seja, é ele que cuida da gestão das três plantações por ano (na primavera, verão e outono os canteiros são modificados com as flores da estação), das estufas de dois mil metros e da produção do apiário. O Luxemburgo é o lugar de mais de 3 500 árvores e ao menos 106 estátuas , entre elas uma versão pequena da estátua da liberdade.
 
 
 
A história do Jardin du Luxembourg começou junto com o Palácio de mesmo nome, em 1612. Maria de Médicis, viúva de Henrique IV, não gostava do Louvre, que era a moradia da monarquia francesa. Então, adquiriu a propriedade e o terreno de François de Luxembourg (por isso o nome do lugar) e resolveu fazer ali sua residência, na época, fora dos limites de Paris. A então Regente sentia falta da Itália e, por isso, não hesitou em fazer do terreno anexo ao Palácio, de oito hectares, uma recriação do Jardim Boboli, de Florença, sua terra natal.
 
   
 
 
Fontaine Médicis
 
Essa fonte do séc XVII fo feita para parecer uma gruta, popular elemento nos jardins renascentistas italianos. Procure a estátua de um ciclope ( criatura de um olho só).
 
 
Lago Octogonal
 
Em frente ao palácio, esse é o melhor lugar para ver os patos nadando ou crianças colocando braquinhos de brinquedo para navegar , como fazia a personagem Madeline.
 
Jardim de Luxemburgo, paisagem
 
Fontaine de l' Observatoire
 
Essa fonte na extremidade sul do jardim é uma das mais lindas de Paris . Quatro figuras femininas  seguram o globo no alto ( acho que esta faltando a Oceania), e há representações de golfinhos, cavalos e tartarugas.
 
 
Palais du Luxembourg
 
Maria de Médici construiu esse palácio no estilo do Palácio Pitti, em Florença, para lembrá-la de sua casa. Abriga um museu de arte.
 
 
 
No passado, O Jardim de Luxemburgo foi lugar de inspiração de artistas ilustres, como Madame de Sévigné, George Sand, Simone de Beauvoir, Balzac, Baudelaire, entre outros. Hoje, podemos ver muitos desses personagens nas próprias estátuas do Jardim. É um verdadeiro museu a céu aberto.
 
 


Além da série dedicada às rainhas e mulheres de destaque, a maioria das esculturas é composta por homenagem a artistas falecidos, como Monument à Eugène Delacroix, de Jules Dalou (1890). Algumas delas pertenciam a outros monumentos ou museus franceses.



Também encontramos muitas réplicas de estátuas antigas, como, por exemplo, Le Faune Dansant, de Eugène-Louis Lequesne (1855), que foi copiado de um modelo romano e apresentado na Exposição Universal de 1855.

escultura fauno Jardim de Luxemburgo
 
 
 
 
Refeições
 
 - Eric Kayser  87 rue d'Assas
 
É uma das melhores padarias da cidade.
  
 
 - Bonpoint Concept Store   6 rue Tournon
 
Quem já conhece a marca sabe que as roupas da Bonpoint são lindas e de alta qualidade. A Concept Store da Bonpoint possui um espaço amplo, lúdico, e ainda conta com um charmoso salão de chá com terraço arborizado ao estilo bem francês.

 
 
 
- Bread & Roses   7 rue de Fleurs
 
Famosa por seus pães de nozes e suas sobremesas. é um bom lugar para o brunch
 
 
 
Compras
 
As ruas Valvin e Brea, perto da extremidade sudoeste do jardim, são cheias de lojas de brinquedos e butiques de lojas infantis.


St.-Sulpice
 
Se chover, a enorme e um pouco bizarra St.-Sulpice logo ao norte do Jardim du Luxembourg, na place St.-Sulpice é uma boa escolha.  Mas foi sua ligação com o livro  O Código Da Vinci , de Dan Brown, que a pôs no mapa . No romance, a igreja tem ligações com uma sociedade secreta, o priorado de Sião, e ocupa o local de um templo da antiguidade. Mas, de acordo com autoridades da igreja, as letras P e S nas pequenas janelas redondas  nas duas pontas do transepto são referências a São Pedro e São Sulpício, os padroeiros da igreja, e não ao priorado de Sião. Também abriga em seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios desenhado por Henry Sully, e que também ficou conhecido pela menção na obra "O Código da Vinci", de Dan Brown.
 Apesar de não ser uma das mais antigas de Paris, essa igreja chama a atenção pelo desenho muito original, com duas grandes torres diferentes uma da outra, como se o arquiteto tivesse se enganado… Na verdade, uma delas não foi terminada. A Chapelle des Saints-Anges (Capela dos Santos Anjos), logo na entrada, do lado direito, tem magníficas pinturas de Delacroix, que levou seis anos, de 1855 a 1861, para conclui-las. O monumental órgão, do fim do século XVIII, não deve deixar de ser visto. Ali são realizados concertos. Confira a programação.

   
 
 
Curiosidades:
 
O jardin du luxembourg aparece no romance Os Miseráveis , de Victor Hugo. Foi nele que os amantes Marius Pontmercy e Cosette se conheceram. Assista o filme...

 

Metro: Odeon , linhas 4 e 10
Vavin linha 4 ou Notre-Dame-des-champs  linha 12

RER :  Luxembourg  linha B

Ônibus: 21,27,38,58,82,84,85 e 89

O Jardin du Luxembourg esta aberto de 7:00 até o anoitecer , no inverno se inicia às 08:00 até o anoitecer, é grátis. O Musée du Luxembourg, Theatre des Marionettes e Poussin Vert du Luxembourg  pagam.


<http://www.digitick.com/chagall-entre-guerre-et-paix-expo-peinture-ile-de-france-css5-rmnluxembourg-pg1-rg3529.html>

 
Fonte : <http://diretodeparis.com/passeando-pelo-jardin-du-luxembourg/>
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas