quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CASTELO DE VERSALHES

CHÂTEAU DE VERSAILLES



É um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris. Em 1661 , havia apenas no local um antigo pavilhão de caça real, mas Luis XIV ( o "Rei Sol") o converteu no maior palácio da Europa. Os jardins eram igualmente importantes para ele, e seu paisagista , André Le Nôtre, passou 40 anos aplainando morros e drenando pântanos para aperfeiçoá-los. Os jardins são cheios de fontes e abrigam dois palácios menores,o Grand e o Petit Trianon. 
  

Em 1682, a corte transferiu-se para Versalhes (  Luís XIV fez a maioria dos aristocratas franceses ir passar um tempo na corte) , que se tomou a capital da França até 1789 ( quando a família real foi forçada a voltar à capital ). A corte de Luís era tão grandiosa como o seu palácio. Consistia em 20.000 pessoas, incluindo 9.000 soldados, que eram aquartelados na cidade de Versalhes; 1.000 cortesãos e 4.000 criados viviam no palácio, cujos aposentos e galerias magnificentes não satisfaziam, contudo, as condições necessárias da habitabilidade. Tornava-se impossível aquecer o edifício, desprovido, além do mais, de condições sanitárias ( havia apenas 9 banheiros, para 700 cômodos, inclusive Versailles era famoso por seus maus cheiros, os penicos eram frequentemente esvaziados pelas janelas sobre os jardins, eca!!)

 
A grade dourada foi feita de acordo com um desenho dos arquivos franceses de uma grade que realmente existiu neste mesmo lugar.

Depois da morte de Luís XIV, seu bisneto, Luís XV, fez mais alguns acréscimos a Versalhes. Construiu o Petit Trianon, que mais tarde se tomou o refúgio favorito da rainha Maria Antonieta, mulher de Luís XVI, aliás, este rei mandou construir uma série de apartamentos para Maria Antonieta. Versailles simbolizava tudo o que havia de errado no Ancien Régime e escapou por pouco de ser destruído na Revolução.

  
Depois da Revolução, os móveis e adereços foram vendidos ou roubados, e o palácio caiu no esquecimento. A restauração foi executada em meados do século XIX, por Luís Filipe, com o auxílio dos Estados Unidos. Versalhes tomou-se um museu dedicado a "todas as glórias da França".



Maquete Castelo


  


Os "Grands Appartements" do palácio são salões luxuosos cheios de murais, quadros, esculturas, cortinas de veludo, tapetes savonnerie, bronze dourado e mármore tingido. Esses salões são dedicados a divindades gregas como Hércules e Mercúrio. Luís XIV escolheu o Salão de Apolo, o deus do sol, como a sala do trono do Rei Sol.  

Salão de Marte
  Chateau De Versailles, Interior 4



A Galeria dos Espelhos é um salão de baile espetacular, com 72 m de comprimento e 17 espelhos enormes em um de seus lados (ornamentos que custaram muito caro na época). Os cortesãos podiam se admirar nos espelhos enquanto dançavam.

   


Os espelhos também eram projetados para refletir a pintura do teto, que ilustrava e homenageava os primeiros anos do reinado de Luís XIV . Do outro lado da sala, uma fileira de janelas se abria para os enormes jardins e o pôr do sol. O tratado que encerrou a Primeira Guerra Mundial foi assinado nesta sala reluzente em 1919, "o Tratado de Versalhes".



Na Capela Real ( Chapelle Royale ) branca e dourada, de estilo barroco, Luis XIV assistia  à missa nessa capela todas as manhãs. O primeiro andar era reservado à família real, e o térreo à corte. Luís XVI se casou com Maria Antonieta em 1770, quando os dois ainda eram adolescentes. Entre muitas construções adicionais ao palácio, estão a biblioteca enfeitada com almofadas, a Sala do Relógio (onde Mozart se apresentou com sete anos de idade) e a Ópera: um enorme teatro ovulado, iluminado por 10 mil velas.

  



A criação dos jardins de Versalhes exigiu uma enorme quantidade de trabalhadores e a genialidade do designer de paisagens Andre Le Nôtre, que elaborou tudo no mais formal estilo francês.


    


O eixo central dos jardins de Versalhes é o Grand Canal, de 1,7 km de comprimento, que foi elaborado para refletir o sol poente. Ao seu redor ficam plantações, canteiros, alamedas e lagos, isso sem falar das fontes (aproximadamente 1.400, incluindo uma espetacular, onde uma carruagem puxada por um cavalo carrega um Apolo triunfante), outra referência à glória do Rei Sol.


Para diminuir a formalidade, construções diferentes chamadas "follies" ficam espalhadas aqui e ali, assim como uma alameda onde os cortesãos dançavam durante o verão entre jardins de pedra, conchas e luzes decorativas. Estátuas de mármore e bronze eram colocadas pelo caminho e no meio da folhagem. Certa vez, 3.000 árvores do Laranjal conseguiram sobreviver ao inverno rigoroso.

Dois palácios menores ficam nos jardins externos. Luís XIV construiu o Grand Trianon de mármore rosado a fim de escapar da rígida etiqueta da vida da corte (no palácio principal, por exemplo, o rei normalmente jantava sozinho sendo assistido por vários observadores. Em outras ocasiões, vagões-restaurante eram levados até ele dentro de um protocolo rígido. O simples ato de cozinhar para os constantes banquetes do palácio exigia uma equipe de 2.000 pessoas na cozinha). Para chegar ao Trianon, pode-se pegar o trem que circula pelo parque do castelo ou alugar um carro elétrico ou uma bicicleta. Andando se faz em 20 minutos.

Petit Trianon
      

O Petit Trianon era um ninho de amor construído por Luís XV, que se encontrava lá com a Madame du Barry. Mais tarde, esse mini palácio neoclássico serviu para Maria Antonieta, que também queria se livrar da rígida formalidade que havia no palácio central , somente ela tinha a chave do Palácio, que era decorado com 531 diamantes.
Ali perto ficava o refúgio mais charmoso de todos: o Vilarejo da Rainha, que era um tipo de vila e fazenda construídos para Maria Antonieta se divertir. Entre as casas cobertas com palha, um moinho d'água e um lago, ela e sua corte simulavam uma vida camponesa imaginária.

          



                    
Quarto de Maria Antonieta, no Castelo. Cortesãos ficavam aqui  para assistir ao nascimento de bebês reais , assegurando-se de que o novo herdeiro era de fato filho da rainha.

A porta falsa no quarto da rainha. Em 6 de outubro de 1789, Maria Antonieta escapou da turba revolucionária, fugindo por essa porta para o quarto do Rei.

O áudio guide é gratuito , e tem em português , você para em alguns salões , exposições , lugares específicos e a história é contada , inclusive tem um filme sobre o Castelo que para entender é necessário estar com o áudio guide. Quando eu fui pegamos 5 áudio guides gratuitamente , inclusive o rapaz do museu era português.




Como Chegar:



- RER Versailles Rive Gauche , linha C .
Assim que você chegar na plataforma do trem, olhe para a estação que você deseja, Versailles-Rive Gauche. Se o nome não está na placa, verifique o outro lado da plataforma, pois e provável que você esteja indo na direção oposta.
Quando o trem chega, as portas não se abrem automaticamente, alguém no trem, ou você, deve pressionar o botão verde ou prata na porta para abri-lo.
Uma vez no trem (se você tomou o trem certo) você não vai precisar acompanhar as estações desde Versailles-Rive Gauche será a última estação na linha e todos estarão saindo.
Após chegar à estação terminal, olha para a placa azul “Sortie”

- Trem SNCF Montparnasse para Versailles Chantiers ou St-Lazare para Versailles Rive Droite, ambos a 20 min. a pé do palácio

- Carro A13, em direção a Rouen. Pegue a saída Versailles Château (2).
Estacionamento pago em Place d’Armes
 
- Táxi , nas estações de trem 

- Ônibus:À partir de Pont de Sèvres, linha 171 da RATP em direção a Versailles Place d’Armes

- Circulando : um mini trem opera do Chateau  até os Palácios Trianon   e o Hameau de Marie Antoinette ( a pé fica cerca de 20 min.), tem para alugar bicicleta e carro elétrico


Para Comer:

  • Dentro do Chateau tem o famoso Angelina , que tem quitutes , chocolate quente (delicioso!! o melhor!), macarons e deliciosos doces. Fica no Pavillon D'Orleans.
  • La Flottille  , fica nos jardins, tem um bonito terraço do século XIX. Pratos franceses clássicos e lanches mais leves
  • Trianon Palace , situado fora dos jardins , é um hotel com restaurante comadado por Gordon Ramsay. Faça um Brunch dominical. No natal há uma feira , rinque de patinação no gelo e aulas de culinária  para crianças no hotel.
  • Mac Donalds , sim ,  ele esta em um centro comercial em frente  a estação RER Versailles Rive Gauche

Compras:
  • Dentro do Chateau tem uma loja com produtos personalizados do Castelo , livros, canetas , imãs, marca texto
  • Fora tem outra loja de souvenirs  no mesmo Centro comercial do Mac Donalds
  • Há muitas lojas de grife com moda infantil na cidade de Versailles
  • Potager du Roi ( a antiga horta do palácio), vende legumes incomuns..


Curiosidade:

- Tudo o que o Rei fazia era um acontecimento importante- até sair da cama. Ele era despertado todos os dias às 08h , e seu médico o examinava. Enquanto tomava banho , seus familiares e amigos mais íntimos aproveitavam para lhe pedir favores. Ele chegava a vestir-se de uma platéia de centenas de pessoas.
- Veja o filma de Sofia Coppola " Maria Antonieta ", estrelado por Kirsten Dunst , ele retrata ( numa versão hollywoodiana) o cotidiano da vida em Versailles , voltado para a Rainha.

Preço:

- Gratuidade : Menores de 18 anos. De 18 a 26 anos , estudantes com passaporte , identidade européia. Deficiente físico e seu acompanhante...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas