domingo, 14 de julho de 2013

LE MARAIS - CENTRE POMPIDOU ( BEAUBORG)



Parte da antiga Paris, o Marais transborda o charme do velho continente sem abrir mão de conveniências modernas.Profundamente imbuído de história , o Marais é um labirinto de ruas tortuosas de paralelepípedos,com mansões, lojas e restaurantes da moda, pequenos museus de arte ,brechós, galerias ousadas e boulangeries cobertas por trepadeiras; as crianças mais velhas vão adorar. Passe um dia conhecendo pátios elegantes escondidos, e sinta um pouco da vida judaica parisiense lá , antes de partir para o Centre Pompidou, onde há sempre alguma coisa acontecendo, dentro e fora do espaço. Para divertir-se ao ar livre , passeie pelo canal ao lado da lendária Place de la Bastille.






Na minha opinião, é imperdível, aqui você encontrará diversas "tribos", principalmente pessoas ligadas a arte. Na realidade , o Marais( Marré) além de ser um bairro judeu , é também um bairro frequentado pela comunidade gay ( público LGBT,  o elegeu como seu novo point.)... trabalhe sua relação com a diversidade , pois ao mesmo tempo que você passa por família judías , irá passar em frente a um bar lotado de gays , passará também pelos "punks" com seus cabelos coloridos....enfim um completo choque cultural!!








Brechós

1. Kilo Shop
É um brechó no Marais, cujo diferencial é a venda a quilo. A loja é grande, espaçosa e com boa iluminação. É dividida em 2 andares: no térreo fica a seção feminina e no subsolo a masculina.


Existe uma grande variedade e quantidade de produtos e tudo é bem organizado (tem até uma arara só de roupas com estampa de bolinhas!): vestidos, t-shirts, camisas, jeans, casacos, sapatos, bolsas, chapéus, lenços, couro e até uma pequena seção de bijoux vintage e outras bugigangas de plástico na entrada.
Não se trata de um brechó de marcas de luxo e sim de roupas antigas do dia a dia. E, como em todo brechó, é preciso se ter paciência e tempo…



São dois preços: 20€/kg para os produtos com alarme vermelho e 30€/kg para os produtos com alarme verde. O serviço é quase self-service, existem balanças digitais em vários pontos da loja onde o cliente pode pesar o que escolheu e descobrir o preço. Para situar um pouco a clientela há também plaquinhas espalhadas pelo local com o peso e preço médios de alguns produtos.

Kilo Shop - 69-71 rue de la Verrerie, 75004 metrô linha 1 – estação Hotel de Ville


2. Coiffeur Vintage
Fica na Rue des Rosiers, a animada rua judaica, no número 32. Tem de tudo, casacos, bolsas, sapatos, carteiras. O lugar é mínimo e está sempre lotado. Mas sempre dá para encontrar uma coisinha para comprar. A dona é uma israelita supersimpática e opinativa.





3. Free "P" Star
Fica  na Rue Sainte Croix de la Bretonnerie, número 8, um pouco maior, mais fashionista e sempre com ótimas promoções ( bolsas anos 20 a 5 Euros). Destaque para as jaquetas militares (5 Euros também) e as camisas jeans (10 Euros), um pouco mais caras.

 

Restaurantes & compras

- Première Provence Pression  -  Olivier Baussan é fundador e diretor artístico de l’Occitane e apaixonado pela Provence. A rede, que possui pontos de venda em toda a França, é um negócio especializado em produtos vindos das oliveiras da região francesa de Provence( produtos únicos e fabricados por pequenos produtores franceses) e, além de diversos tipos de azeite com todos os sabores, aromas e tratamentos imagináveis, inclusive no Brasil tem uma loja no Shopping Rio Design Leblon, masss o preço é bemmm diferente!!


Polpas de azeitonas, deliciosas com torradas e degustadas no aperitivo ou usadas na preparação do pesto. Vários sabores: polpa de azeitona + basílico, azeitona + ervas da Provence, azeitona + amêndoa e azeitona + fenouil. Uma embalagem com 4 pequenos potes custa 15 euros. 

Tapenadas e confit de tomates secos. 

Chutneys de azeitonas e cebola, azeitonas e figo e azeitonas e laranja.
Terrine de carne de porco com trufas da Provence. 
E maravilhosos azeites. Azeites de azeitonas verdes para acompanhar saladas. Azeites de azeitonas maduras, ideal para utilizar na cozinha. E os azeites perfumados limão, mandarina, basílico e pimenta.

,

A loja do Marais fica localizada no número 7 da rue Sainte-Croix de la Bretonnerie, bem ao lado do melhor falafel de Paris e da loja de capas para smartphones. Vale a visita!E maravilhosos azeites. Azeites de azeitonas verdes para acompanhar saladas. Azeites de azeitonas maduras, ideal para utilizar na cozinha. E os azeites perfumados limão, mandarina, basílico e pimenta.



- Legay Choc - Boulangerie & Patisserie 

É uma padaria ( boulangerie) muito divertida, digamos assim , é preciso ter senso de humor. Os formatos dos pães , bolos e tortas são em forma de pênis. Por exemplo , o pão-pinto é chamado de baguette Magique...e são deliciosos!!Aproveite!! Quanto ao nome , saiba que Legay é o sobrenome dos proprietários.

 

 

Fica na 45 da rue Sainte-Croix de la Bretonnerie.

- Korcarz

Fundada há 50 anos , esta padaria foi a primeira a comercializar pães e doces kosher( que prepara os alimentos de acordo com a lei judaica).Localizada na famosa e agitada Rue des Rosiers, que tem os lugares tradicionais para se comer um bom fallafel e outras delícias judaicas. A vitrine é muito apetitosa. Mas o destaque vai para o Apfelstrudel ! Com uma generosa camada de recheio de maçãs cortadas em pedacinhos, passas e leve toque de canela, a massa fininha, macia e coberta de açúcar é apenas um detalhe na sobremesa. 

Fica na 29 , Rue des Rosiers, a via central do mais tradicional bairro judeu de Paris.

 



- Le Marché


É, como a maioria restaurantes sobre os quais falarei nos próximos posts, o típico bistrô parisiense: pequeno, apertado, charmoso e delicioso. 





Quanto à bebida, outra ótima notícia. Os bistrôs de Paris servem vinho da casa em garrafinhas que vão de 125 ml a 0,5 l. São todos ótimos. Para acompanhar, você pode pedir uma "carafe d'eau", que nada mais é que água potável não mineral totalmente de graça. A sopa de cebola gratinada chega fervendo à mesa para espantar o frio. A entrada de queijo de cabra quente com erva-doce que vem numa trouxinha de papel laminado é dos deuses. O Magret de Canard ao mel e com batatas é absolutamente maravilhoso; a carne vem ao ponto e, por isso, super macia (dica: não peça para passar mais a carne, pois perderá no sabor e a textura ficará firme demais). E a tarte tatin, acompanhada de creme ou sorvete, derrete na boca, exatamente como eu gosto

Restaurant Le Marché
2 Place du Marché Sainte-Catherine


Metrô : Châtelet, linhas 1,4,7, 11 e 14; Les Halles, linha 4; Etienne Marcel , linha 4 ou Hôtel de Ville, linhas 1 e 11
RER:  Châtelet – Les Halles linhas A, B e D
Ônibus (linhas): 21, 29, 38, 47, 58, 69, 70, 72, 74, 75, 76, 81, 85, 96


Centre Pompidou   Place Georges Pompidou ( rue Saint Martin)

O Centro Georges Pompidou (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) é um complexo fundado em 1977 em Paris,França, que abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros equipamentos culturais. Ele surgiu da iniciativa do Presidente Georges Pompidou ( 1969 a 1974) de criar no coração de Paris uma instituição cultural original dedicada a criação moderna e contemporânea. Pompidou  adorava tudo o que era moderno , porém morreu antes de vê-lo terminado, sendo seu sucessor Giscard D’Estaing o inaugurador oficial. O centro anexou recentemente o Atelier Brancusi que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente que recria as condições de trabalho e a luminosidade de seu estúdio de criação.

 


Os parisienses não dizem Centre Georges Pompidou e sim BeaubourgÉ um prédio maluco de vidro , com suas escadas rolantes envidraçadas, tubulações de ar condicionado e de esgotos expostos do lado de fora. Todos os canos e tubos são externos e visíveis. Os condutos de água são verdes, os da climatização são azuis, os elétricos amarelos e os elevadores e o sistema anti fogo são vermelhos. É um dos lugares mais visitados de Paris. Na biblioteca do centro há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.

 

Térreo : La Galerie des Enfants - expõe arte escolhida para crianças e tem instalações e jogos criativos. Seu cinema , o Ecran des enfants, às vezes exibe filmes em inglês.
Quarto andar: Acervos permanentes da Arte Moderna mais instigante pós-anos 1960 e o centro de novas mídias .
Quinto andar: Apanhado cronológico da arte de 1905 a 1960, incluindo obras dos fauvistas, cubistas , dadaístas e surrealistas. 
Sexto andar: O nível mais alto abriga galerias usadas em mostras temporárias. 


A place Georges Pompidou , em frente ao museu é divertida . As crianças vão gostar das esculturas de monstros na fonte Stravinsky, na Place Igor Stravinsky. A place Igor Stavinsky esta ao lado do  Centre Pompidou possui uma fonte que tem 16 esculturas móveis que jorram água , inspiradas na música do compositor. Ande em torno do lago retangular para ver todas; procure especialmente o belo pássaro de fogo, com crista douradae a figura bizarra de La mort - a morte-, com caveira que ri. 

 

Como chegar:

Metrô (estações): Rambuteau linha 11, Hôtel de Ville linha 1 e 11
Trem: Châtelet – Les Halles linhas A, B e D
Ônibus (linhas): 21, 29, 38, 47, 58, 69, 70, 72, 74, 75, 76, 81, 85, 96

Aceita Paris Museum Pass
Gratuito no primeiro domingo de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas