sábado, 8 de junho de 2013

MONTMARTRE , BASÍLICA SACRE COEUR, PAINEL EU TE AMO


Montmartre

A zona de Montmartre e seu arredor é sem dúvida uma das mais contrastantes zonas de Paris: você encontra uma multidão formada por fiéis que visitam e frequentam a Igreja do Sacré Coeur, clientes de bares e de sex shops da periferia de Moulin de la Galette, e um cenário de belos terraços na Place des Abbesses.

Monte Martre (Montmartre) é um bairro boêmio , com muitas ladeiras da cidade de Paris, na França. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local . Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação. Viveram importantes artistas em Montmartre como Salvador Dalí e Pablo Picasso.







Várias são as possibilidades para subir até Montmartre. A maneira mais fácil é descer no metro Anvers, no boulevard de Rochechouart, pegar a rua Steinkerque na frente da saida do metro, andar dois pequenos quarteirões e você já chegou aos pés do Sacré-Coeur. Daí e só pegar o funiculaire - o bondinho- ou as escadas e subir até o nível da Igreja. Quando estiver na frente da Igreja, se pegar a rua á esquerda você vai chegar na praça do Tertre, a famosa praça dos pintores , onde artistas fazem caricaturas, pintam retratos...

Outra opção é o trenzinho de Montmartre:


Durante o ano todo dois trens circulam pelas ruas charmosas de Montmarte. Este pequeno trem, que lembra o nosso famoso bondinho de Santa Tereza possui cacapacidade para 55 pessoas e garante uma visita de 35 minutos comentadas em francês ou inglês.

Circuito:
Place Blanche , Le Moulin Rouge, Cimetière de Montmartre, La basilique du Sacré-Coeur, Amphithéâtre / Arènes, Eglise Saint-Pierre, Place du Tertre, Espace Dali ,Musée Montmartre, Les Vignes de Montmartre, Le Lapin Agile, Cimetière Saint-Vincent, Place Constantin Pecqueur, La Halle et le Marché Saint-Pierre, Anvers ,Place Blanche

Moulin Rouge ( 82 Blvd de Clichy)

Que foi construído em 1885, é o mais famoso cabaré da região e um dos mais famosos de Paris. Existiam muitos moinhos de farinha na região que foram destruídos ou tiveram seu uso modificado. O Moulin Rouge foi um deles, e ainda abriga um moinho de vento vermelho no telhado. O nome é sinônimo da dança cancã, e ficou famoso nos pôsteres de Henri de Toulouse-Lautrec. Vale a pena ver a fachada do prédio, e, se a família quiser assistir  a um show, crianças de 6 a 12 anos podem entrar nas matinês com meia-entrada em dois domingos por mês. Antes de começar o passeio dê uma olhada no programa do cabaré e, se gostar, compre já seu ingresso. Do lado direito desta casa de espetáculos está a rua Lepic que você vai subir até a rua des Abbesses. A Lepic é uma rua de comércio alimentar, tipicamente parisiense, à direita você vai ver uma patisserie com bolos maravilhosos. Chegando no alto vire Abbesses à direita e preste atenção no charme deste cantinho de Paris. Você vai chegar na praça des Abbesses onde está situada a bela estação do metro.



Lembram do filme Moulin Rouge 2001

  





Square Jehan -Rictus

É onde esta localizado o painel "Eu te amo " (Le Mur des Je t'aime). Procure " te amo " em português fica na parte de cima . Este painel é um símbolo da União entre os povos. Procure no início do painel , centralizado a frase" Aimer c'est du desordé...alons...aimons! ( amar é uma desordem , então amamos)"
Os pedaços vermelhos , são os corações despedaçados , por causa das guerras.A parede está localizada na Place des Abbesses. Desça na estação de metrô Abbesses. A entrada é gratuita.

 



Place Marcel Aymé

Marcel Aymé ( 1902-1967) Foi um romancista , humorista e autor de livros infantis, que residiu em Montmartre de 1928 até sua morte. Atente para a escultura de um homem atravessando a parede, que simboliza o  personagem de seu livro" Atravessa paredes", que conta a história de um homem que descobriu ter o dom de atravessar paredes e conheceu uma mulher casada , e para encontrá-la atravessava paredes , porém um dia ele ficou preso , perdeu seus poderes e ficou atravessado em uma parede.

  


Basílica de Sacré Coeur


A basílica do Sagrado Coração (em francês, basilique du Sacré-Cœur) é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade.A basílica está construída em pedra de travertino obtida no Château-Landon (Seine-et-Marne), na França. Essa pedra constantemente dispersa cálcio, o que garante a cor branca da basílica mesmo com as chuvas e a poluição. O mosaico no ápice, chamado Cristo em majestade, é um dos maiores do mundo. A basílica possui um jardim para meditação, com uma fonte. O topo é aberto aos turistas e reserva uma vista espetacular da cidade de Paris. Câmeras e outros aparelhos eletrônicos são proibidos no interior da basílica.

É tão branquinha, que parece um grande merengue branco!!
Um dos monumentos mais visitados da França, a basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de oitenta metros de altura. Na abside (o altar-mor), uma torre serve de campanário  que abriga o  sino Savoyarde de 19 toneladas, um dos sinos mais pesados que existem. 
Sua construção iniciou-se por volta de 1875, porém somente a partir de 1919, foi consagrada Basílica e desde então um local sagrado de peregrinagem. Foi construída como penitência , para expiar os pecados da França, especialmente a comuna de 1871 , a intenção era que simbolizasse a restauração dos valores católicos conservadores. Ela também é vista como símbolo da repressão do levante de 1871, que começou lá e nesse local chegou a seu clímax sangrento.


Prepare-se para andar , tem uma escadaria grande até chegar a basílica, pode-se ir de funiculaire ( o ingresso do metrô serve para o funiculaire, que é uma espécie de bondinho, trenzinho). 

funiculare-sacrecoeur

Como é um lugar alto , se estiver frio leve agasalho. Se for no inverno, é quase certo nevar por lá , porém cuidado tudo fica muito escorregadio, quando neva. Peguei uma tempestade de neve , que eu nem conseguia enxergar subindo as escadas, somente quando coloquei os óculos escuros é que melhorou .
Na minha opinião é imperdível a Basílica , ela é linda, grande e abençoada!! No seu interior, água benta,   imagens lindas . Para os devotos de Santo Antônio tem a imagem do santo no final da igreja à esquerda ( não vi a imagem deste Santo na Notre Dame) , tantas imagens da Virgem Maria , de Jesus Cristo ... É proibido fotografar, e é proibido mesmo ( diferente da Notre Dame)!! Vários seguranças circulam pela igreja , já presenciei uma brasileira fotografando e logo em seguida o segurança pediu para ela apagar as fotos e apagou-as por ela.
O silêncio também é exigido, com pedidos dos seguranças..



Destaques:

Grande Mosaico de Cristo
Esse mosaico brilhante que domina a abóbada do coro é um dos maiores do mundo. Simboliza a devoção da França ao Sagrado Coração.



Portas de Bronze
Lindamente decoradas com esculturas em relevo, as portas ilustram a história da vida de Jesus.

Estátua de Cristo
Essa obra esta colocada na entrada principal , acima de dois santos em  bronze. Ela simboliza Jesus Cristo dando uma benção.



Estátuas Eqüestres
Na entrada principal externa, você se deparará com duas estátuas eqüestres verdes :a da direita é a de Joana d'Arc e a da esquerda do Rei São Luís IX.




A banda  de rock U2 gravou o clipe "Two Hearts beat as one " em frente à basílica e em Monmartre. Acesse via you tube o vídeo clipe: https://www.youtube.com/watch?v=uIuAFBRyjj4


   
Ao sair da Basílica, atravessando os portões, atravesse a rua, entre na Rue de Steinkerque, e logo a sua esquerda, aproveite para experimentar um delicioso e quentinho crepe francês. Lá encontrará também diversas lojas de souvenirs , algumas com souvenirs diferentes da Rue de Rivoli.



Para comer


Chez  La Mere Catherine
 É um restaurante parisiense, localizado na Place du Tertre, no alto de Montmartre, pertinho da Basilique du Sacre Coeur. É frequentado principalmente por turistas, e serve receitas, tipicamente francesas e, é claro, dignas de um verdadeiro bistro parisiense. 6 Place du Tertre

La Mére Catherine



Arnaud Larther    53 rue Caulaincourt
É um dos poucos chocolateiros premiados a fabricar chocolates ao leite.


http://www.arnaud-larher.com/

Basílica Sacré Couer

Rue du Chevalier de la Barre, 35

75018, Paris, França

Como chegar

Metrô :

- Desça na estação Jules Joffrin, pegue o Montmartrobus (parada “place du Tertre”).

- Desça na estação Pigalle, pegue o Montmartrobus (parada “Norvins”).

- Desça nas estações Anvers ou Abbesses e depois pegue o Funiculare.

Ônibus:
Linhas 30, 31, 80 e 85 (desça nos pés da colina).
Para portadores de necessidades especiais, existe um elevador Rue du Chevalier de la Barre, 35.




Curiosidades:

Muitas cenas do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” (2001), do cineasta Jean-Pierre Jeunet , foram filmadas em Montmartre. Quem é fã do filme, vai adorar conhecer os locais em que o longa foi rodado. Confira:


O filme começa com uma mosca azul voando por uma rua até ser amassada por um carro. A rua é a Saint Vincent, por tras da igreja Sacré Coeur. O apartamento de Amélie fica na Rue des Trois Frères.


O mercadinho do quitandeiro Collignon fica no Marché de la Butte, Passage des Abbesses. E próximo fica o Métro Lamarck-Caulaincourt, a bonita estação de metrô com a escadaria dupla, ponto final do passeio que Amélie faz com o homem cego ao longo da rue Lamarck, em que ela vai lhe narrando tudo o que está se passando na rua.



O momento em que ela devolve o caderno de fotos de Nino, com uma criativa estratégia apontando setas azuis por todo o chão, se passa nas escadarias da Sacre Coeur.

E, finalmente, o Café les Deux Moulins, o art deco café onde Amélie e seus colegas trabalham. Ele é real, tem o mesmo nome que o do filme, e é o número 15 da rua Lepic esquina com a rue Cauchois. Após o lançamento do filme, o crème brulée servido lá recebeu o nome de Amélie, já que um dos pequenos prazeres que ela adorava era quebrar a cobertura deste doce, um verdadeiro símbolo da França.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e/ou esclareça suas dúvidas